Translate

sábado, 28 de março de 2015

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia / ULBRA


Professor: Fernando Pires


Resenha sobre Luz, Cartão Cinza e Cartão Cor



Luz

Luz é uma forma de energia que nos permite ver o que nos rodeia.é tudo radiação que se propaga em ondas em todo o espaço, é capaz de viajar através do vácuo a uma velocidade de aproximadamente 300.000 quilômetros por segundo.a luz também é conhecida como luz energia.
Existem diferentes fontes de luz que podem ser classificados em naturais e artificiais.o sol é a principal fonte natural e importante da luz na terra.Em fontes artificiais eu estaria falando luz elétrica de uma lâmpada, a luz de uma vela, lâmpada de óleo, entre outros.
Luz é emitida a partir de suas fontes em linha reta e em todas as direções, e se espalha em um crescendo de superfície como progride.Se algo no seu caminho te incomodando uma sombra é formada no local onde nada mas de luz;por exemplo, nos corpos opacos, a luz tende passar facilmente pelo vidro ou água.
Como todas as ondas, luz experiências os fenômenos de reflexão e refração.a reflexão da luz é a mudança que a experiência do raio de luz quando ela afeta a superfície de separação de dois meios diferentes sem abandonar os meios pelos quais ele se espalha.Espelhos refletem a luz de forma normal, a luz bate de volta o mesmo caminho de vinda e como resultado você pode ver uma imagem no espelho.
a refração da luz é a mudança de direção de um raio de luz ao passar de um meio para outro de densidade diferente, por que ele viaja em velocidades diferentes.As lentes são peças de vidro refratário da luz de trabalho.
a luz tem um efeito importante para todos, obrigado ela pode ver objetos, nossos parceiros, sinais e símbolos, entre outras coisas.Luz pode fazer para mudar as propriedades dos corpos;por exemplo, uma folha de papel branco para expor em um determinado momento, à luz do sol, transforma amarelado.

Cartão Cinza
O cartão cinza é usado frequentemente em estúdios fotográficos como um padrão de referência para se determinar o Valor da Eposição (EV) correto para a tomada fotográfica.A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário levando-se em conta o ângulo da luz que incide sobre ele e a direção da tomada fotográfica.Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário.Um cartão cinza médio neutro além de auxiliar na determinação do valor de exposição correto também serve como referência para o balanço de cores. O cartão cinza neutro permite que a câmeras com recurso de white balance efetuem compensação prévia das cores da iluminação ambiente.Um cartão cinza neutro também pode ser usado para processar o balanço de cores na fase pós-produção. Para isso, uma foto do cartão cinza neutro é tomada e o software de tratamento de imagens usa os dados dos pixels da área do cartão cinza da foto para corrigir o balanço de branco da imagem como um todo ou de toda uma seção de fotos obtidas nas mesmas condições de iluminação. A maioria das câmeras digitais efetua um razoável controle de cor e, na maioria das vezes, o uso do cartão cinza não se faz necessário, porém os fotógrafos profissionais costumam considerar o cartão cinza uma parte essencial do processo de fotografia digital.
Os cartões cinza são feitos de plásticos, papel e espuma. Na falta de um cartão cinza, alguns fotógrafos procuram superfícies brancas neutras ou cinzas como um papel branco, uma parede de concreto ou pedra, ou uma camiseta branca que possa ser usada no lugar do cartão cinza.




Cartão Cor

Construído em papel acetinado podendo ter de 08 à 140 cores, o Cartão cor serve para definir o balanço de cor em sets de filmagem ou em estúdios fotográficos. O objetivo final é reproduzir as cores de forma fiel, sem desvios. Uma das características fundamentais deste cartão é que ele reflete as cores sempre da mesma forma em qualquer parte do espectro luminoso. Desta forma, seja em estúdio com flash ou luz contínua, seja ao ar livre ao meio dia ou ao nascer do sol, as cores refletidas serão sempre as mesmas.




Ana Flávia Lannes Oppa
30 de março de 2015


Fonte:
http://edukavita.blogspot.com.br/2013/04/luz-definicao-conceito-significado-o.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o_cinza






Nenhum comentário:

Postar um comentário