Translate

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Vida....
Qdo crianças nossos problemas: brinquedos,brincar,arrumar o quarto,bagunçar o quarto....
fazer arte ,hehehehehe ser criança é muito bom...
A comida na mesa,o bolo a tarde ,o lanche as brincadeiras...e a minha infância foi assim,e um piano....
Piano o primeiro da Hering, bem pequenininho tocava sem parar,com 5 anos, não sei como soube as notas musicais...não sabia simplesmente tocava....e voava com ele,,,,
Depois veio um teclado pequeno e uma oportunidade de estudar em uma escola de verdade, Conservatório Musical Mascarenhas .... com o próprio Mascarenhas o que escrevia os livros, lembro que era na escola Castro Alves que estudávamos e ele nos ensinava com o Violino ao lado tocando em dueto eu tinha 8 anos,imagina e acompanhava sempre,era difícil,era, mas tocava mesmo errando, acertava depois...foram uns 6 meses de aula e a escola se foi....
Fiquei na lista de espera do Conservatório Musical Carlos Gomes com a Famosa Professora Miriam Matte - Pianista 
Logo consegui a vaga e nossa me dediquei,muito estudava 8 horas por dia,isso qdo não tinha piano nos revezávamos na casa da Maravilhosa Dona Raquel que sempre nos tratou muito bem emprestando o seu piano lá eu estudava de 3 a 4h por dia até alcançar meu objetivo na música, tocar no Recital a música Le Lac de Come - El lago


http://www.youtube.com/watch?v=92t8rvuGRxQ&feature=related

Não sou eu tocando até pq a 22 anos atrás era caríssimo filmar,mas conseguim cheguei a esse ponto em minha vida que naquele momento foi o ápice,foi o que me levou a ganhar meu piano....
Americano,Lauther de mais de 100 anos agora....
Imaginem na época em que estavam trocando a moeda ,meu pai pagou o que não tinha para me dar,afinal atingi a meta prometida.Depois queira ir mais além queria,Mozart,Bach, Beethovem,Wagner....
Me deparei com a Marcha turca de Mozart...
Me apaixonei foram eu acho que 6 meses para tocar a múscia,mas e não tocava eu voava no piano...pena não ter imagens....

Esta música deu trabalho e tbm o que falar através dela que as portas se abriram e comecei a estudar história da Música e começaram a me preparar para dar aulas com 16 anos isso....
Queria muito ser pianista Clássica com 17 anos comecei a me preparar para o vestibular de música,aqui no sul na UFRGS - Bacharelado em piano...
Antes de me dedicar mesmo ao vestibular tinha mais um desafio, fazer a abertura do Recital e o "Grand Final" no Clube Lindóia Tenis Clube em POA - RS
Mas qual música? HINO NACIONAL BRASILEIRO a 4 mãos no piano(na verdade a 6 mãos, minha magnífica professora adaptou) e foi a 4 mãos,estudos a milhão pois foi decidido rápido acho que em 3 meses e este sim foram 8 h diárias de estudo dedicação,mas não bastou só isso tinha que tocar Johan Sebasthian Bach - Tocata e Ré menor (não consegui terminar toda a peça).Mas consegui e realizei meu sonho....

Hino Nacional a 4 mãos no Piano


Nossa lindo....foi um trabalho minucioso,detalhado e bem executado....saudades tocamos em vários recitais eu e minha professora Miriam Matte.
Nossa ....depois de 15 anos escutar assim como eu era jovem,que emoção!!!

E agora o Final Tocata em Ré menor de Bach


E aqui cheguei ao máximo,ao meu máximo de tudo que toquei...depois fui para o vestibular mas tudo diferente do que ja vi,nada do que imaginei ,muitas escalas,muitas musicas Barroca,musica Brasileira,gente a musica brasileira é dificilima de tocar, é toda cadenciada,compassos descompassados e mesmo assim consegue ser perfeita.
Ao chegar na faculdade de Musica me deparei com 5  candidatos,novos como eu ,tinha 18 anos,na minha cidade diziam que eu era a melhor,mas não fui, naquele ano dos 5 só 1 passou....
Entrei na sala de provas lá estavam 2 pianos,podia escolher e 5 pessoas na banca o primeiro que vi foi o Pianista da OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - RS
Hubertus Hoffmann um dos meu ídolos....
Não consegui tocar se quer uma música,travei....até hoje me pergunto porque?
Acho que não estava pronta e na porta estavam 2 pessoas meu pai,que amo e meu 1° namorado que era contra ,não tão "escancarado",mas não queria que desce certo.
Minha 1° decepção...
Mas a vida continuou e comecei a ser preparada para ficar cuidando do Conservatório,pois meus professores iriam embora para Poa- RS
Fiquei acho que 1 ano e meio a frente da escola dando aulas e tendo aulas e comecei o Violino...
Nossa me apaixonei,mas foi por pouco tempo...
logo em seguida fui convidada a trabalhar na Banda Municipal de Triunfo RS no qual trabalhei 2 anos e meio e tive experiências Maravilhosas,aprendi muita coisa e ensinei muita coisa,só que meus alunos me superaram...passaram a minha frente então indiquei a escola FUNDARTE em Montenegro - RS para continuar,mas meu contrato não foi renovado,perdendo a chance de estudar com  musicos renomados como 
Alessandra Alessandrini, Ney Fialkow e Flávio Oliveira
A decepção me levou a perder a vontade de tocar a não estudar e fui me distanciando e parei por completo...
Tive Bandas Cover onde tocava teclado e cantava,mas era brincadeira e por fim estou parada a 13 anos ..................
E agora as minhas filhas estão me incentivando a tocar,querer voltar para poder ensiná-las e ter a cultura que tive que meus pais proporcionaram.
Agradeço demais a meu pai Carlos André Oppa que sempre me incentivou, e agradeço ao estímulo de saber que meu irmão Dirceu Oppa(in memoriam) era um músico absoluto,tocava todos os instrumentos e tocava de ouvido escutava e tocava....faleceu aos 12 anos e é por ele e sempre será que dedico cada nota tocada por mim até hoje.
Saudades!!!!de toda a família Dirceu Oppa!!!
E dedico tbm este post as minhas filhas Isabella Oppa e Ana Clara Oppa que a partir de agora estão prontas para iniciar sua carreira musical,porque elas querem muito tocar!!!
Amo vcs minhas filhas queridas e tenho certeza que deixarei tudo de bom para vcs o que eu puder ensiná-las,a serem pessoas com cultura e serem respeitadas pela comunidade assim como fui e sou até hoje aqui em Sâo jerônimo  - RS

Obs: escolhi vídeos amadores para que vcs vissem pessoas como eu era na época,jovens preocupados com a cultura e que estudam para serem pessoas melhores!!!!

Esta minha vida de Musicista, sinto uma enorme saudade mas voltarei sim a tocar e ensinarei tudo que sei, a elas minhas filhas queridas!!!!!!
Ana Flávia Lanes Oppa


Ana Clara Oppa


Meus amores minha vida!!!!!
Ana Flávia Lanes Oppa
Pianista Clássico - Intérprete



Nenhum comentário:

Postar um comentário